CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 9 de junho de 2009

Quando se deve desfraldar???

Eu estou com umas duvidas, este fim de semana uns amigos disseram-me para eu começar a desfraldar a Maria, eu sinceramente não sei ela tem 18 meses, e pelo o que eu li nos outros blogs a maioria só começa a desfraldar a partir dos 2 anos, e no infantario só começam o desfralde no proximo verão.
Disseram-me para comprar um potinho para ela se ir habituar, o que é que vocês acham??? Preciso de conselhos urgentemente!!!!
Uma mamã sem saber o que fazer!!!
Para quem vai de férias, boas férias e quem está a trabalhar na sexta bons feriados e até sexta.

4 comentários:

mamã da princesa disse...

Pois... não sei!
Depende dela...
Eu por volta dos 18 meses meti o bacio e o redutor de sanita no WC, para ela os ir vendo e sentando-a quando queria.
Depois começou a fazer os xixis antes do banho e só agora iniciamos o desfralde...
Com umas cuecas do noddy, outras das princesas, outras do patinho, etc e tal para ela se motivar e não molhar os bonecos...
Mas ela já tem 26 meses.
Ainda pensei fazer o desfralde o Verão passado tinha ela 15/16 meses mas o pediatra disse que era muito cedo e eu nem me aventurei...
Se tu achares que ela já tem maturidade suficiente para controlar os esfincteres, tenta... mas acho que não deves insistir se ela não conseguir!
Eu também não estou muito preocupada se a minha M. consegue... vamos fazendo, sem stresses...
Neste processo elas é que mandam!
Desculpa o testamento...
Bons feriados! E até 6ª!

Beijinhos

Velu disse...

O desfralde só deve ser feito quando a criança já fala e entende o que se está a passar! Nunca se deve forçar nada, pelo o que eu acho que aos 18 meses ainda é cedo para ter algumas esperanças que a tua menina vá começar o desfralde já, mas não quer dizer que não a começes a familiarizar com o pote.
Eu com o meu Diogo só começei o desfralde a sério aos 26 meses e correu muito bem, sem stress e na altura que eu achei que ele estava preparado, por isso só tú é que conheces a tua filhota para saber quando é que ela está preparada, não sei se ajudei, mas a intenção foi boa!
Bjs e bons feriados
Vera, Diogo e Ricardo

sonia disse...

olà olà!

Nos livros dizem nunca antes dos 2 anos e meio, que é quando estão realmente preparados para tal (fisicamente e psicologicamente)

Mas depende dela claro. Podes tentar a pô-la para ver como corre a coisa, mas não te aflijas muito com isso. é uma bébé carago!

Antigamente tinham mais a mania de desfraldar cedo. A minha peste foi 3 meses antes dos 3 anos. Largou tudo dia e de noite. Nunca me fez xixi na cama. Foi quando ELA quis hehehe

beijinhos

Unknown disse...

Eu vou-te dizer como fiz. Aos 18 meses a minha mãe comprou-lhe um pote que fazia de cadeira pequena. Ela usava-o para brincar e ver TV ... hehe! Aos poucos fui mostrando-lhe para que servia o pote. Mas só na brincadeira.
Só começei o desfralde a sério quando fez 2 anos. Aos poucos e quando estava em casa fui-lhe tirando a fralda e habituando-a ao pote. Mas como ela estava na creche na sala com os meninos que já tinham feito 3, e como ela os via a fazer no pote ... isso foi também um incentivo para ela. A dada altura a educadora pediu-me para levar fralda cueca porque ela estava pronta para o desfralde. nesse fim-semana começei o desfralde a sério e não voltei a por-lhe a fralda.
Para ajudar lia-lhe dois livros: O livro do potinho (há a versão para meninos e meninas) e O Ruca aprende a usar o pote. O primeiro livro vinha com uma tabela e autocolantes de recompensa e aproveitei-os. Expliquei-lhe que sempre que fizesse no pote colavamos um autocolante e qdo a tabela estivesse cheia e já não precisasse de fraldas lhe dava uma prenda. E assim foi ... qdo reparou que já poucos acidentes tinha e já não precisava das fraldas ... pediu-me a prenda! :) Foi quando ela estava pronta e sem pressas.
É claro que ainda hoje tem acidentes, mas é normal. E só na creche qdo está entretida a brincar e quando vai para ir a casa-de-banho já é tarde ... ou vai em cima da hora. Ou então tem problemas a desapertar as calças e ninguém a ajuda (escrevi um post sobre isto há pouco). Eles aqui dão independência a mais às crianças (na minha opinião).
Há crianças que deixam a fralda aos 18 meses ... desde que esteja pronta para isso. não há uma idade fixa e ninguém te pode dizer para começares agora o desfralde porque já tem 18 meses. Tu é que tens que ver os sinais que ela te dá ... se já está pronta ou não. Mas começa por etapas e vais vendo como reage. Ela tem que já controlar os esfincteres, saber dizer-te quando quer fazer xixi, entre muitas outras coisas. não há uma idade certa. Há crianças que só deixam aos quase 3 anos, outros mesmo aos 3 e outras aos 18 meses ... mas é mais raro!
Bjs gdes